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segunda-feira, 30 de maio de 2016
O Reino de Deus na perspectiva da Teologia Cristã "A Teologia tem a grande missão de falar de um Deus próximo e presente na realidade do povo"Logo Portal O POVO OnlineJORNAL DE HOJE Assine Já FORTALEZA ESPORTES ECONOMIA DIVIRTA-SE POLÍTICA +NOTÍCIAS Jornal de HojeESPIRITUALIDADE
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Buscar 15/04/2012 O Reino de Deus na perspectiva da Teologia Cristã "A Teologia tem a grande missão de falar de um Deus próximo e presente na realidade do povo" NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
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O jovem Jesus e a nossa juventude
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O Reino de Deus na perspectiva da Teologia Cristã
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O rosto pascal da Igreja
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Na véspera de Páscoa
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Cristo já ressuscitou, aleluia!
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Pedro Ferreira de Lima Filho
Vivemos numa época onde a experiência humana encontra-se como base do pensamento. A Teologia, via de regra, não foge deste contexto. Todavia adota o conceito de experiência como uma vertente fundamental para o seu assunto maior que é o falar e o pensar sobre Deus ao longo dos séculos. Mas o que é mesmo o assunto da Teologia? Eis a questão! Podemos dizer categoricamente que é o Reino de Deus, ou seja, o próprio Deus que se revela na história da humanidade.
Após ter refletido alguns dias sobre a maneira mais adequada de falar sobre o Reino de Deus lembrar-me-ia da narrativa de São Marcos enquanto João Batista preparava os caminhos do Senhor: “Depois que João foi preso, veio Jesus para a Galileia proclamando o Evangelho de Deus: cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 14-15). Entretanto, podemos afirmar que a Teologia é muito mais do que a reflexão da Palavra de Deus: é o caminho para se compreender a Deus e sua maneira de revelação ao homem por meio dos acontecimentos históricos e de como essa revelação divina teve como ponto de partida a vinda e a vida de Jesus de Nazaré.
A Teologia tem a grande missão de falar de um Deus próximo e presente na realidade do povo. Um Deus que nós faz irmãos, unidos na fé, pois o mundo já não é mais o mesmo e a cada dia surgem novas verdades e conceitos de vida, como também nos são impostas novas culturas e crenças pelas diversas denominações e meios de comunicação.
É hora de transformar, de fazer nascer e anunciar o Reino de Deus em nosso meio. O Documento de Aparecida (2007, p.19, nº 19) nos recorda: “Este método implica em contemplar a Deus com os olhos da fé através de sua Palavra revelada e o contato vivificador dos Sacramentos, a fim de que, na vida cotidiana, vejamos a realidade que nos circunda à luz de sua providência e a julguemos segundo Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, e atuemos a partir da Igreja, Corpo Místico de Cristo e Sacramento universal de salvação, na propagação do Reino de Deus, que se semeia nesta terra e que frutifica plenamente no Céu (...) A adesão crente, alegre e confiante em Deus Pai, Filho e Espírito Santo e a inserção eclesial, são pressupostos indispensáveis que garantem a eficácia deste método”.
A grande verdade do homem é Deus, é o seu mais íntimo, o coração de todas as coisas. Esse Deus é fruto de uma experiência humana profunda e que também podemos defini-lo através das relações humanas, no convívio e aprendizado com o outro. Deus é a verdadeira alegria de viver. E essa alegria não a encontramos fora de nós ou em algum lugar distante, mas no íntimo de nosso ser. Um Deus criador e salvador que abre caminho para seu povo, que sacia, conduz, protege e ama.
A Teologia não tem que se limitar a instituições religiosas, mas deve estar presente na vida humana, sendo vivenciada no dia a dia. Também nos leva ao caminho da justiça, da ternura, da igualdade e amizade, mas precisamos ousar e fazer o sonho do Reino de Deus acontecer. Parafraseando Aquino Júnior, em seu artigo O Reinado de Deus como assunto da Teologia Cristã, Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 71, n. 281, (2011, p. 48), pode-se dizer que: “O reinado de Deus se apresenta como a realidade e o conceito mais abrangentes, mas fecundos e mais adequados para explicitar o assunto da teologia cristã, tanto na pluralidade de seus elementos, aspectos ou dimensões, quanto em sua unidade estrutural (...) Afinal, o modo de conhecer uma realidade qualquer está determinado em grande parte pela constituição dessa realidade e pelo modo como ela se deixa apreender intelectivamente.”
O pensamento teológico como discurso especial sobre o Reino de Deus através da fé revela-nos que este discurso íntimo é essencial à vida, para nos libertar de todas as formas de opressão. Esse Deus que se revela está sempre presente desde o início até o fim de nossas vidas, fazendo parte de nossa história através da pessoa de Jesus Cristo.
O ápice da revelação e plenitude de Deus, que é amor incondicional, na pessoa de Jesus Cristo aconteceu de forma lenta, mas presente em toda caminhada do povo de Israel. Para compreender melhor essa revelação, faz-se necessário entender as etapas pré-cristãs, cuja relação de Deus com o seu povo foi amadurecendo e criando laços cada vez mais fortes conduzidos pelo Espírito Santo. Vale lembrar que só podemos falar de Deus e fazer Teologia porque Deus se revela. Como também só podemos estudá-lo na proporção que Ele se revela, através dos acontecimentos da história da humanidade, apesar de nenhum acontecimento histórico desfazer a inesgotabilidade do Mistério de Deus, ou seja, o seu Reino. Para nós, cristãos, o lugar definitivo da Revelação de Deus é a vida de Jesus de Nazaré, depois de sua vinda a Revelação se tornou perene até nossa contemporaneidade.
Em suma, a Teologia Cristã não trata só de Deus, mas da sua presença e atuação na história da humanidade, que não se acaba, conforme a práxis do Nazareno, a quem todos nós confessamos como o Cristo Salvador. Além do mais, a práxis de Jesus de Nazaré está ligada ao Reinado de Deus, haja vista, que a causa de Jesus foi e é o Reino de Deus.
Segundo o Salmista averiguamos: “Entrega teu caminho a Iahweh confia nele, e ele agirá” (Sl 37, 5). Assim sendo, o assunto da Teologia Cristã é o Reino de Deus. Deus que se revela à humanidade através da vida de Jesus de Nazaré que realizou o seu reinado aqui neste grande acampamento que chamamos de terra.
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